sábado, 15 de junho de 2013

Monza S/R motor de Chevrolet Calibra?

 motor de Chevrolet Calibra?

Mesmo na versão 2.0 o desempenho do Monza S/R não ficava muito distante das outras versões não-esportivas. Isso nos leva a trocas de motor como esta aqui: um S/R com motor C20XE vindo do Chevrolet Calibra (e que também equipou o Vectra GSi). E o carro está à venda.
É claro que o Monza S/R original não deixa de ser um carro especial. A elegante carroceria fastback recebeu o tratamento típico dos esportivos da época: saias laterais, aerofólio e rodas maiores e mais largas. Por dentro, os obrigatórios bancos Recaro com tecido de qualidade, painel completo e ótimo acabamento.
monza c20xe (2)
O carro das fotos, anunciado no Mercado Livre, manteve intactas quase todas estas características e ainda melhorou algumas coisas. A primeira coisa que se nota são as rodas, que foram trocadas por um jogo de TSW Nürburgring.
monza c20xe (5)
Aparentemente, a única mudança no interior foi a adição de alguns mostradores no console. Não fossem eles, não haveria nada que identificasse que há algo mais debaixo do capô. Neste caso, o “algo mais” é um motor C20XE, de dois litros, 16v e comando duplo no cabeçote. Os emblemas da Vauxhall na tampa de válvulas são uma modificação popular para o C20XE, e dão um ar classudo para o motor.
monza c20xe (4)
Segundo o anúncio, o motor recebeu injeção eletrônica Megasquirt e agora rende 190 cv. Como em todo hot rod, é uma boa ideia conferir a qualidade da adaptação: coxins e pontos de fixação são tão importantes para um projeto como este quanto o acerto de motor e câmbio.
Se tudo estiver em ordem, só nos resta dizer que 190 cv podem não representar potência estratosférica, mas no mínimo sugerem uma preparação criteriosa, respeitando os limites do motor. Um carro assim deve ser bastante divertido tanto para usar no dia a dia quanto na pista — e com um bônus: por fora, ninguém vai perceber que este Monza foi mexido.
monza c20xe (3)




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CRONOLOGIA DO MONZA

1979 - No mês de dezembro a revista "Quatro Rodas" conseguiu ter acesso a uma pesquisa secreta da General Motors (uma exposição realizada no Clube Pinheiros, em São Paulo) e verificou os dois protótipos do "Projeto J", ou seja, os veículos que, futuramente, se tornariam o Monza a ser lançado apenas em 1982.

1980 - No mês de agosto, um dos carros, que vinha sendo utilizado nos testes do "Projeto J", foi fotogrado pela revista "Quatro Rodas" na pista de testes da General Motors, localizada em Indaiatuba, interior do Estado de São Paulo.

1981 - Sem novidades, ou "segredos revelados", neste ano

1982 - Finalmente, no mês de abril, o Monza é lançado no país. O "Monza Hatch" foi o primeiro: 2 portas, motor 1.6 (dianteiro, transversal) e com tração dianteira. Ainda neste ano, a versão com motor 1.8 já estava disponível. Cogitou-se, ainda, que a GM estaria em fase final de testes da "perua Monza", projeto este que acabou não se concretizando.

1983 - Lançamento da versão "sedan", duas e quatro portas (motorização 1.6 e 1.8), sendo que as molas traseiras são 8 mm mais altas e os amortecedores dianteiros foram recalibrados em relação a versão "hatch". Ambas versões se assemelham em desempenho e estabilidade. Aos poucos, OS carros quatro portas começam a ter boa aceitação no mercado brasileiro. O Monza é eleito o carro do ano pela revista "Autoesporte".

1984 - O Monza consegue ser, pela primeira vez, o carro mais vendido no país

1985 - Surge o primeiro modelo esportivo: o "Monza S/R 1.8 S". Neste ano ocorreu a "Fase 2", ou seja, em um espaço curto de tempo a General Motors fez algumas mudanças no acabamento do "Monza SL/E" como, por exemplo, um painel de instrumentos bem mais completo, inclusive com conta-giros, e novos bancos. Isso acabou gerando uma certa controvérsia por quem havia adquirido o carro pouco antes. Novamente, é o carro mais vendido no país

1986 - Lançamento do modelo "Monza Classic", difereciando-se dos demais pelo fato de possuir duas tonalidades de cores na carroceria. Pelo terceiro ano consecutivo é o carro mais vendido no país

1987 - O "Monza SL/E", passa a ser equipado com o novo motor 2.0. Já o "Monza S/R" também passa a utilizar o novo propulsor. A revista "Autoesporte" elege o Monza, pela segunda vez, o carro do ano.

1988 - A versão "hatch" deixa de ser fabricada, sendo o último modelo produzido o "Monza S/R 2.0 S". Novamente, a revista "Autoesporte" elege o Monza como o carro do ano.

1989 - Neste ano não ocorreram maiores novidades, além de alterações no acabamento.

1990 -A grande novidade é o lançamento do modelo "Monza 500 EF", primeiro Monza a ser fabricado no país com injeção eletrônica de combustível, além de contar com computador de bordo e bancos de couro. Tudo isso com aval de Emerson Fittipaldi.


1991 - O Monza sofre sua maior reestilização, tanto na dianteira como na traseira do veículo, mas ainda não dispunha de injeção eletrônica, que se tornou disponível somente a partir de setembro (modelo 1992).
Lançamento do modelo "Monza Classic SE". Este modelo esteve disponível tanto com injeção multipoint (MPFI) ou singlepoint (EFI), além de possuir painel digital e computador de bordo como itens de série, e freio a disco nas quatro rodas como opcional.

1992 – Em comemoração às Olimpíadas, a GM lança o "Monza Barcelona", diferenciando-se do "Monza SL" em itens de acabamento e acessórios como, por exemplo, as rodas (que viriam a equipar o "Monza SL/E" a partir do ano seguinte). O modelo "Monza 650" foi outra série limitada lançada, nome este que marcou as 650.000 unidades produzidas do veículo. Diferenciava-se do modelo "Monza SL" somente em seu acabamento.

1993 – Último ano em que o modelo "Monza Classic SE" foi fabricado. Outra série limitada é lançada: desta vez é o modelo "Monza Hi-Tech". Este foi o primeiro e único Monza a ter como item de série freio a disco nas quatro rodas com ABS, além de contar com computador de bordo e painel digital, sendo o último modelo a ser fabricado com o respectivo painel.

Mais uma versão especial é lançada: "Monza Class", também baseada na versão "Monza SL" e com melhorias no acabamento interno. Para preencher a lacuna deixada pelo "Monza Classic SE" é lançado o modelo "Monza GLS", último modelo de série a ser lançado.

1994 - Lançamento da versão limitada "Monza Club", em comemoração a Copa do Mundo.

1995 - Neste ano não ocorreram maiores novidades, além de alterações no acabamento no Monza GLS como, por exemplo, rodas e pneus aro 14.
1996 – O último "Monza GLS" sai da linha de montagem para ser o último Monza produzido, perfazendo um total de 857.810 veículos durante todos esses anos.


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